segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RESULTADO SELEÇÃO EXPOSIÇÃO "MORADAS"

RESULTADO SELEÇÃO

Baixo São Francisco.... Marcio Garcez Vieira

Agreste .........................Álvaro Villela

Centro Sul ....................Isa Vanny Farias

Grande Aracajú............Jr Beira Mar

Médio Sertão.................Mônica Flávia

Sul ................................Benedito Letrado

Alto Sertão....................Tanit Bezerra e Marco Vieira

Leste..............................Michel Oliveira

MORADAS

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

CURADORIA

Ana Cristina Carvalho

Definiu-se um tema comum a todos os participantes para a produção de ensaios fotográficos, que serão apresentados na exposição “Moradas”, parte do projeto Sergipe in Foco.

A escolha do tema baseou-se em critérios que consideram a importância do registro documental do contexto do morar - a casa -, como tecido constitutivo da cidade e do campo, evidenciando a presença humana no ambiente, mesmo que ela não seja visível.

Vale considerar que um tema único não tem a intenção de restringir o universo criativo do artista, mas o de promover a diversidade de olhares e de possibilidades de interpretação dos modos de vida em Sergipe. Lembrando que a definição da arte no campo da fotografia não está no que mostra o fotógrafo, mas como ele vê e sente o que ele mostra.

O tema sugere o caráter investigativo, destacando o conceito de morada como casulo ou refúgio e que remete a métodos construtivos, desde os mais ou menos toscos, até os mais confortáveis ou luxuosos.

Assim, imagens de moradas podem ser interpretadas segundo a visão do artista, no que considera mais relevante do ponto de vista cultural para integrar-se ao projeto Sergipe in Foco. Assim, objetos, interiores e exteriores de casas podem evidenciar significados, desejos e sonhos. Detalhes de imagens que podem revelar hábitos, valores, influências climáticas, culinárias, e até religiosas.

Muito além do registro documental, o olhar do artista pode mostrar o terreno fértil do universo do tema, que procura aproximar-se da diversidade das peculiaridades culturais do “modus vivendi” sergipano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário